quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A verdade sobre Jesus Cristo. Verdades e Mitos

Fato ou mito — A verdade sobre Jesus

O QUE VOCÊ ACHA: AS SEGUINTES DECLARAÇÕES SÃO FATOS OU MITOS?

Jesus nasceu em 25 de dezembro.
Três reis magos visitaram Jesus quando ele nasceu.
Jesus era filho único.
Jesus era uma encarnação de Deus.
Jesus foi mais do que apenas um homem bom.

MUITOS diriam que todas as declarações acima são fatos. Outros diriam que é difícil, ou até impossível, ter certeza disso. E talvez achem que, seja qual for a resposta, o importante é acreditar em Jesus.
No entanto, a Bíblia diz algo diferente. Ela nos incentiva a obter “conhecimento exato de nosso Senhor Jesus Cristo”. (2 Pedro 1:8) Podemos adquirir esse conhecimento por examinar os Evangelhos. Eles revelam a verdade sobre Jesus, o que nos permite diferenciar o que é mito do que é fato. Assim, vejamos o que os Evangelhos falam sobre as crenças mencionadas acima.

CRENÇA: Jesus nasceu em 25 de dezembro.

FATO OU MITO? MITO.
A Bíblia não menciona diretamente em nenhum lugar o mês ou o dia em que Jesus nasceu. Então, de onde surgiu a data de 25 de dezembro? Segundo a Encyclopædia Britannica, alguns professos cristãos “queriam que a data coincidisse com a festa romana pagã que marcava . . . o solstício de inverno, quando os dias começam a aumentar e o Sol começa a ficar mais alto no céu”. Essa mesma obra de referência diz que muitos costumes do Natal se originam de “observâncias agrícolas e solares, pagãs, no meio do inverno”.
Jesus aprovaria a comemoração de seu nascimento em 25 de dezembro? Pense no seguinte: O dia do nascimento de Jesus é desconhecido. As Escrituras não dizem em nenhum lugar que devemos celebrar esse nascimento, nem há evidências de que os primeiros cristãos fizessem isso. Por outro lado, a Bíblia diz o dia exato da morte de Jesus, e ele ordenou que seus seguidores observassem esse dia. (Lucas 22:19) Sem dúvida, Jesus queria que se desse importância não ao seu nascimento, mas sim ao valor de sua morte sacrificial. — Mateus 20:28.

CRENÇA: Três reis magos (ou sábios, em algumas partes do mundo) visitaram Jesus quando ele nasceu.

FATO OU MITO? MITO.
É possível que você já tenha visto pinturas ou retratações de cenas da natividade que mostram Jesus numa manjedoura e três reis magos perto dele com presentes. No entanto, essa imagem é ficção, não é fato.
É verdade que visitantes do Oriente foram prestar homenagem ao menino Jesus. Mas esses visitantes eram astrólogos, ou seja, estudavam as estrelas. (Mateus 2:1, Bíblia na Linguagem de Hoje) Será que encontraram Jesus numa manjedoura? Não; ele já estava numa casa. Pelo visto, esses homens chegaram alguns meses depois de Jesus nascer. — Mateus 2:9-11.
E o número de visitantes era 2? 3? 30? A Bíblia não diz. Talvez a tradição de haver três reis magos tenha surgido por causa dos três tipos de presentes que eles levaram. (Mateus 2:11) Alguns até mesmo sugeriram que cada um dos supostos reis magos representava uma raça diferente da humanidade. Mas essa ideia não está nas Escrituras. Pelo contrário, segundo um comentário sobre os Evangelhos, esse mito é produto de “um historiador do oitavo século com uma imaginação fértil”.

CRENÇA: Jesus era filho único.

FATO OU MITO? MITO.
Os Evangelhos indicam claramente que Jesus tinha irmãos. O Evangelho de Lucas refere-se a Jesus como o “primogênito” de Maria, o que sugere que mais tarde ela teve outros filhos. (Lucas 2:7) O Evangelho de Marcos relata que alguns na cidade de Nazaré achavam que Jesus era igual a seus irmãos, não era ninguém especial. Eles perguntaram: “Não é irmão de Tiago, José, Judas e Simão? As suas irmãs não moram aqui?” — Marcos 6:3, Bíblia na Linguagem de Hoje; Mateus 12:46; João 7:5.
Apesar do que os Evangelhos dizem, muitos teólogos insistem na ideia de que Jesus era filho único. Alguns alegam que esses irmãos na verdade eram primos de Jesus. Outros sugerem que esses irmãos eram enteados de Maria. Mas pense no seguinte: Se Jesus fosse o único filho de Maria, será que aqueles nazarenos teriam falado daquela maneira? Dificilmente, pois é provável que alguns deles tenham visto Maria grávida de seus vários filhos. Eles eram testemunhas oculares de que Jesus era um dos muitos filhos de Maria.

CRENÇA: Jesus era uma encarnação de Deus.

FATO OU MITO? MITO.
O conceito de que Deus veio à Terra e viveu como o homem Jesus, fundamento da doutrina da Trindade, já existe há muito tempo — mas não existia na época de Jesus. Em vez disso, a Encyclopædia Britannica diz: “Nem a palavra Trindade, nem a doutrina explícita ocorrem no Novo Testamento . . . A doutrina desenvolveu-se gradualmente com o decorrer dos séculos, enfrentando muitas controvérsias.”
Na verdade, a religião rebaixa Jesus ao ensinar que ele era Deus em forma humana. Como assim? Veja esta ilustração. Alguns trabalhadores fazem um pedido a seu supervisor, mas ele diz que não tem autoridade para atender esse pedido. Se isso for verdade, o supervisor mostrou sabiamente que tinha noção de suas limitações. Mas se esse não for o caso, ou seja, se ele podia atender o pedido, mas preferiu não fazer isso, então ele mentiu.
Como Jesus reagiu quando dois de seus apóstolos pediram que ele lhes concedesse posições de destaque? Ele disse: “Assentar-se à minha direita e à minha esquerda não é meu para dar, mas pertence àqueles para quem tem sido preparado por meu Pai.” (Mateus 20:23) Se Jesus realmente fosse Deus, isso não teria sido uma mentira? Mas ao se submeter Àquele que tem mais autoridade, Jesus estabeleceu um belo exemplo de modéstia — e mostrou que não era igual a Deus.

CRENÇA: Jesus foi mais do que apenas um homem bom.

FATO OU MITO? FATO.
Jesus disse sem rodeios que ele era mais do que um homem bom. Ele disse: “Sou Filho de Deus.” (João 10:36) Naturalmente qualquer um poderia afirmar ser o Filho de Deus. Mas se essa afirmação de Jesus fosse falsa, o que isso faria dele? Na verdade, ele não seria um homem bom, mas uma grande fraude!
A prova mais confiável foi dada pelo próprio Deus. Em duas ocasiões, ele disse sobre Jesus: “Este é meu Filho.” (Mateus 3:17; 17:5) Imagine: As Escrituras falam de apenas algumas vezes em que a voz do próprio Deus foi ouvida na Terra — e em duas delas ele afirmou que Jesus era seu Filho. Essa é de longe a melhor prova de que Jesus era quem ele dizia ser.
Será que este artigo mostrou alguns fatos sobre Jesus que você desconhecia? Em caso afirmativo, o que acha de examinar ainda mais os Evangelhos inspirados? Esse estudo será agradável e recompensador. Afinal, o próprio Jesus disse que aprender a verdade sobre ele e seu Pai “significa vida eterna”. — João 17:3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário